Bases
Ultimas formações
2017 - 2020 Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- SP (UNICAMP), com tese defendida em 28/02/2020 , sob título "A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE GYÖRGY LUKACS: TRABALHO, HUMANIZAÇÃO, SINGULARIDADE E TOTALIDADE COMO PRESSUPOSTOS ONTOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA", Mestre em Educação pela UNICAMP (2013), sob título "ENSINO DE FILOSOFIA E PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA"; licenciado em Letras pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2008); licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga (1992); Licenciatura em Filosofia em andamento pela Uniasselvi; exerce a função de Supervisor de Ensino, designado, na Secretaria Estadual de Educação, Diretoria de Ensino Campinas Oeste; Diretor de Escola, Titular de Cargo na EE Escritora Rachel de Queiróz- Campinas-SP; atuou como Professor do Ensino Superior da FATEC/ Faculdade de Tecnologia/ Centro Paula Souza de São Roque e Indaiatuba, nas Disciplinas, Leitura e Produção de Textos; Comunicação e expressão e Comunicação empresarial, no período de 2015 a 2017; Professor Titular de Cargo da Disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período de 2014-2015; Professor Titular de Cargo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba- SP, no período de 1999-2010; 2013; Professor Titular de Cargo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no período de 1987-2018; possui trabalhos publicados nas Linhas de Pesquisas Epistemologia e Ensino de Filosofia, Ética Política e Educação e Educação e Direitos Humanos, no Brasil, no México, Colômbia e em Portugal; artigos publicados em revistas e jornais; livro e capítulos de livros; atua como parecerista da Revista Filosofia e Educação da Unicamp; em 02 de maio de 2022, assumiu a função de Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, para ministrar as disciplinas EL 485 -Filosofia e História da Educação, EL 774 - Estágio Supervisionado I e EL 874, com jornada parcial de 12 horas semanais e atualmente, além das disciplinas ministradas na graduação é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da Unicamp, com 04 orientandos aprovados para o ano de 2024, no curso de Mestrado em educação. Atualmente voltou a cursar Inglês pela Clever English, Escola de Idiomas Ltda. Por fim, conta até o momento com: 04 publicações de artigos em periódicos;01 publicação de livro; 19 publicações de capítulos de livros; 06 textos publicados em jornais; 02 trabalhos publicados em anais de congressos; 01 resumo expandido; 07 apresentações de trabalhos; construção de 01 blog; 18 produções técnicas; 03 participações em bancas de doutorado; 05 participações em bancas de trabalhos de TCC- Trabalho d conclusão de curso em graduação; 83 participações em eventos, congressos, feiras e 01 organização de evento; Membro ativo do Conselho Municipal de Educação de Campinas nos anos de 2023 e 2024; Membro ativo do Comitê de Justiça Restaurativa de Campinas e facilitador de círculos de fortalecimento de vínculos interpessoais e prevenção aos racismo, bullying, ciberbullying, homofobia e todas as demais formas de preconceitos e discriminações. ,