Bases
Ultimas formações
2015 - 2016 Pós-Doutor(a), Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
É professor junto ao Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando na área de Educação Linguística em Língua Materna tanto na Graduação em Letras quanto no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. É graduado (2009) em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), mestre (2011) e doutor (2015) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/Capes). É membro do GT Gêneros de Texto/Discurso da ANPOLL. Participa dos grupos de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - ALTER/USP/CNPq - e Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias - Unicamp/CNPq. Na Unicamp, coordena, com Jacqueline P. Barbosa, o subprojeto PIBID-Letras do IEL Unicamp (2024-2026). Entre 2016-2023, foi professor da Unisinos, atuando na graduação em Letras e Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Atuou como editor-chefe da Revista Calidoscópio (ISSN: 2177-6202) entre 2020-2023. Coordenou, também na Unisinos, subprojeto do PIBID-Letras no biênio 2020-2022. Atuou como avaliador (2017), membro da Comissão Técnica (2018 e 2020), coordenador adjunto (2024) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação. Em 2022, foi agraciado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, concedido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), a partir de projeto de formação inicial de professores da área de Letras - Língua Portuguesa. Suas pesquisas e publicações se centram na discussão acerca do ensino de língua portuguesa em contextos escolares e/ou universitários, com foco especialmente no ensino da produção textual, na formação (inicial ou continuada) de professores/as, em questões relativas ao trabalho e ao desenvolvimento profissional docente, à mobilização/emprego da noção de gêneros de texto em contextos de ensino ou de formação docente, bem como na produção e análise de materiais didáticos.
Idiomas
Espanhol | Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |
Inglês | Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Pouco |
Francês | Compreende Razoavelmente , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente |